top of page

Prêmio Bertha Lutz

Prêmio Bertha Lutz

Em coerência com nosso princípio de Incluir, durante o I ANFoCO: Simpósio Brasileiro de Conservação de Anfíbios, o ASG Brasil e seus parceiros ofereceram o Prêmio Bertha Lutz em homenagem a um grupo forte e importantíssimo no cenário do estudo de anfíbios no Brasil, mas que ainda encontra-se em minoria: as mulheres.

 

Ressaltando as dificuldades encontradas nas relações de gênero em uma sociedade patriarcal, verificamos uma sub-representação das mulheres nas premiações e, consequentemente, no reconhecimento de seu trabalho. Com isso, buscamos favorecer o equilíbrio dos gêneros no cenário da herpetologia brasileira, incentivando a entrada de cada vez mais mulheres nesta importante área.

 

A escolha das homenageadas foi feita pelo Comitê Organizador do ANFoCO, considerando produção científica, projetos de pesquisa e orientação, formação de alunos e atuação em políticas públicas em áreas direta ou indiretamente relacionadas à conservação de anfíbios. Nesta primeira edição do Prêmio Bertha Lutz, selecionamos 13 mulheres cujo trabalho tem sido a base para a conservação de anfíbios no Brasil.

​

A cerimônia de premiação aconteceu durante o ANFoCO, no final da tarde do dia 05 de agosto de 2018, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, com a apresentação de um breve perfil de cada
uma das homenageadas e a entrega do certificado de premiação.

 

Para que todos tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as nossas homenageadas, divulgamos em uma sessão especial da revista Herpetologia Brasileira uma entrevista sobre o trabalho e a carreira de cada uma delas. Abaixo você também encontra as entrevistas na íntegra.

 

Esperamos que as histórias de vida e acadêmica dessas renomadas pesquisadoras inspirem e incentivem todas as novas alunas, entusiastas, estudantes e professoras a seguirem uma carreira tão importante.

 

O ASG Brasil agradece a valorosa contribuição destas fantásticas mulheres à conservação de anfíbios no Brasil!

Bertha Lutz (1).jpg
Bertha Maria Julia Lutz (1894‑1976)

Além de uma referência na pesquisa com anfíbios no Brasil, tanto pela qualidade quanto pelo pioneirismo de seu trabalho, foi uma importante figura no movimento feminista brasileiro.

​

Para saber mais sobre a importância de Bertha para a ciência, política e sociedade brasileiras, clique aqui, aqui e aqui.

Premiadas
bottom of page