ASG BRASIL
Grupo de Especialistas em Anfíbios do Brasil
Amphibian Specialist Group
Species Survival Commission
International Union for Conservation of Nature
Ações desenvolvidas
Diagnóstico de ações de conservação com anfíbios no Brasil
Entre 2016 e 2017, o ASG Brasil conduziu uma revisão maciça das ações de conservação envolvendo anfíbios realizadas em nosso país, através da aplicação de um questionário on-line para descobrir Quem, Onde, Como e Com Que Espécies essas atividades vêm sendo realizadas.
A partir da análise desta revisão, conseguimos identificar quase 400 pessoas que, de uma forma ou outra, encontram-se atualmente envolvidas com conservação de anfíbios no Brasil. Além disso, conseguimos ter uma melhor noção das atividades realizadas e identificamos as lacunas de conhecimento e atuação.
Veja nas imagens abaixo um resumo dos principais resultados. Quanto maior o tamanho da palavra, mais vezes ela foi citada nos questionários.
Anfíbios em Foco (ANFoCO)
A partir da análise do diagnóstico, surgiu a ideia de realizar eventos que promovam debates, gerem contatos e que tenham como resultado a tomada de ações que efetivamente contribuam para a conservação de anfíbios em nosso país.
Assim nasceu o Anfíbios em Foco (ANFoCO), nome que utilizaremos para todos os eventos organizados pelo ASG Brasil daqui em diante, independente do formato adotado (simpósios, cursos, oficinas ou workshops).
O primeiro ANFoCO: Simpósio Brasileiro de Conservação de Anfíbios foi realizado em Agosto de 2018 na Fundação Parque Zoológico de São Paulo e contou com a participação de mais de 150 pessoas. Visite aqui a página oficial do evento e veja aqui um resumo sobre o simpósio.
Premiações
Em coerência com nosso princípio de Incluir, durante o I ANFoCO: Simpósio Brasileiro de Conservação de Anfíbios, o ASG Brasil e seus parceiros ofereceram dois prêmios.
O Prêmio Bertha Lutz foi oferecido em homenagem a um grupo forte e importantíssimo no cenário do estudo de anfíbios no Brasil, mas que ainda encontra-se em minoria: as mulheres.
O Prêmio Jovem Conservacionista, por sua vez, foi entregue para pessoas no início de suas carreiras que contribuem para a conservação de anfíbios no Brasil.