top of page

Equipe

IMG_9817_edited.jpg

Cybele Sabino Lisboa

Copresidente regional do ASG Brasil

Cybele é bióloga com mestrado em Conservação da Fauna e gerente de manejo do Setor de Herpetofauna da Reserva Paulista - Zoológico de São Paulo. Atua nessa função desde 2009 e, no início de 2016, passou a fazer parte da equipe do ASG Brasil. Sua principal linha de atuação com anfíbios é a conservação ex situ e, nos últimos anos, tem se dedicado ao desenvolvimento de técnicas de reprodução e manutenção das espécies brasileiras em cativeiro para esta finalidade.

perfil ibere_edited.jpg

Iberê Farina Machado

Diretor de Planejamento do ASG Brasil

Iberê possui bacharelado (2003), mestrado (2006) e doutorado em Biologia (2011) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Participou como consultor no projeto de atualização sobre o Estado de Conservação de Anfíbios Brasileiros realizado entre as parcerias do PNUD/ONU e RAN/ICMBio. Atualmente atua na diretoria da ONG Instituto Boitatá e faz parte do Laboratório de Herpetologia e Comportamento Animal na UFG como pesquisador visitante.

Oficiais de Programa do ASG Brasil:

WhatsApp Image 2019-09-28 at .16_edited.jpg

Caroline Oswald

Área temática: Espécies

Carol é Bióloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra e Doutora em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em sua tese, estudou a diversificação de anuros endêmicos da Serra do Espinhaço, no leste do Brasil. Em 2021, Carol entrou para o ASG, onde é oficial de programa responsável pela área temática "Espécies''. Tem interesse em Conservação, Filogeografia, Evolução. 

IMG-20220323-WA0002_edited.jpg

Janaína Serrano

Área temática: Ameaças aos anfíbios

Janaína é bacharela e licenciada em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). É mestra em Ecologia pela Unicamp e, atualmente, realiza seu doutorado em Ecologia e Conservação na McGill University. Tem interesse em biogeografia da conservação e macroecologia. Estuda vulnerabilidade de vertebrados terrestres a ameaças e seu risco de extinção. Além disso, estuda ferramentas e estratégias para a priorização de áreas protegidas para a manutenção da biodiversidade frente a essas ameaças. Também coordena o comitê de comunicação e marketing da IWS (International Immigrant & International Women in Science). No ASG Brasil, é oficial de programa, responsável pela área temática "Ameaças aos Anfíbios".

WhatsApp Image 2020-05-31 at 13.43_edited.jpg

Quezia Ramalho
Área temática: Educação e Comunicação

Quezia é licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutoranda em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em sua tese estuda como as mudanças no clima e no uso do solo impactam os anfíbios em diferentes escalas espaciais. Tem experiência e interesse em Ecologia de Paisagens, Macroecologia, Educação e Divulgação Científica. No ASG Brasil, é oficial de programa, responsável pela área temática "Educação e Comunicação". Atua nas mídias sociais do ASG Brasil e da revista Herpetologia Brasileira desde 2020.

foto_RenataVaz_edited.jpg

Renata Vaz
Área temática: Conservação

Renata Ibelli Vaz é bióloga, mestre e está finalizando seu doutorado em Fisiologia Geral pelo Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP. Sua tese, desenvolvida no laboratório de ecofisiologia e fisiologia evolutiva sob orientação do Prof. Dr. Carlos Navas, tem como tema principal o estudo da dinâmica de microbiotas cutâneas de anfíbios. Desde 2009, Renata trabalha com anfíbios, com ênfase em manejo e conservação ex situ. Em 2021 Renata passou a integrar a equipe do ASG Brasil como Oficial de Programa sendo responsável pela área de conservação ex situ de anfíbios. 

bottom of page