ASG BRASIL
Grupo de Especialistas em Anfíbios do Brasil
Amphibian Specialist Group
Species Survival Commission
International Union for Conservation of Nature
Equipe
Cybele Sabino Lisboa
Copresidente regional do ASG Brasil
Contato: cyb.lisboa@yahoo.com.br
Cybele é bióloga com mestrado em Conservação da Fauna e gerente de manejo do Setor de Herpetofauna da Reserva Paulista - Zoológico de São Paulo. Atua nessa função desde 2009 e, no início de 2016, passou a fazer parte da equipe do ASG Brasil. Sua principal linha de atuação com anfíbios é a conservação ex situ e, nos últimos anos, tem se dedicado ao desenvolvimento de técnicas de reprodução e manutenção das espécies brasileiras em cativeiro para esta finalidade.
Iberê Farina Machado
Diretor de Planejamento do ASG Brasil
Contato: iberemachado@gmail.com
Iberê possui bacharelado (2003), mestrado (2006) e doutorado em Biologia (2011) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Participou como consultor no projeto de atualização sobre o Estado de Conservação de Anfíbios Brasileiros realizado entre as parcerias do PNUD/ONU e RAN/ICMBio. Atualmente atua na diretoria da ONG Instituto Boitatá e faz parte do Laboratório de Herpetologia e Comportamento Animal na UFG como pesquisador visitante.
Oficiais de Programa do ASG Brasil:
Caroline Oswald
Área temática: Espécies
Contato: carolbatistim@gmail.com
Carol é Bióloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra e Doutora em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em sua tese, estudou a diversificação de anuros endêmicos da Serra do Espinhaço, no leste do Brasil. Em 2021, Carol entrou para o ASG, onde é oficial de programa responsável pela área temática "Espécies''. Tem interesse em Conservação, Filogeografia, Evolução.
Janaína Serrano
Área temática: Ameaças aos anfíbios
Contato: janaina.serrano@alumni.usp.br
Janaína é bacharela e licenciada em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). É mestra em Ecologia pela Unicamp e, atualmente, realiza seu doutorado em Ecologia e Conservação na McGill University. Tem interesse em biogeografia da conservação e macroecologia. Estuda vulnerabilidade de vertebrados terrestres a ameaças e seu risco de extinção. Além disso, estuda ferramentas e estratégias para a priorização de áreas protegidas para a manutenção da biodiversidade frente a essas ameaças. Também coordena o comitê de comunicação e marketing da IWS (International Immigrant & International Women in Science). No ASG Brasil, é oficial de programa, responsável pela área temática "Ameaças aos Anfíbios".
Quezia Ramalho
Área temática: Educação e Comunicação
Contato: queziaramalho@gmail.com
Quezia é licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutoranda em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em sua tese estuda como as mudanças no clima e no uso do solo impactam os anfíbios em diferentes escalas espaciais. Tem experiência e interesse em Ecologia de Paisagens, Macroecologia, Educação e Divulgação Científica. No ASG Brasil, é oficial de programa, responsável pela área temática "Educação e Comunicação". Atua nas mídias sociais do ASG Brasil e da revista Herpetologia Brasileira desde 2020.
Renata Vaz
Área temática: Conservação
Contato: rezinha.vaz@gmail.com
Renata Ibelli Vaz é bióloga, mestre e está finalizando seu doutorado em Fisiologia Geral pelo Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP. Sua tese, desenvolvida no laboratório de ecofisiologia e fisiologia evolutiva sob orientação do Prof. Dr. Carlos Navas, tem como tema principal o estudo da dinâmica de microbiotas cutâneas de anfíbios. Desde 2009, Renata trabalha com anfíbios, com ênfase em manejo e conservação ex situ. Em 2021 Renata passou a integrar a equipe do ASG Brasil como Oficial de Programa sendo responsável pela área de conservação ex situ de anfíbios.