Conceito
Anfíbios em Foco (ANFoCO) é o nome genérico dos eventos realizados pelo ASG Brasil.
Nesta primeira edição, será organizado no formato de simpósio, mas eventos futuros poderão ser feitos na estrutura de cursos, oficinas e workshops.
A idéia por trás do ANFoCO é promover uma plataforma que gere contatos, promova debates e que tenha como resultado a tomada de ações que efetivamente contribuam para a conservação de anfíbios no Brasil.
Pretendemos que este seja um espaço para a exposição de idéias que deram certo, de forma que possam ser replicadas em outros locais, com outras espécies e em outros contextos.
Pretendemos que seja um espaço para a discussão das dificuldades enfrentadas, com a consequente proposição de ações práticas que visem superar os problemas e corrigir as falhas apontadas.
Pretendemos que seja um espaço inclusivo, estimulando a participação de pessoas que normalmente encontram-se à margem dos processos de tomada de decisão.
Pretendemos que seja um espaço inovador, estimulando a quebra de paradigmas e um novo pensar no modo de se fazer conservação.
Princípios do ANFoCO
Unir
Acreditamos que a união e o trabalho coletivo são fundamentais para avançar e consolidar as ações de conservação com anfíbios no Brasil.
Por isso, pretendemos criar um ambiente que facilite e favoreça o convívio e a troca de idéias entre os participantes.
Com isso em mente, nosso evento será estruturado de modo que todas as pessoas possam assistir todos os trabalhos e que passem a maior parte do tempo juntas, sem palestras concomitantes e com a existência de espaços de convívio e atividades que facilitem a aproximação e o contato entre os participantes.
Incluir
Em nosso Diagnóstico de Ações de Conservação com Anfíbios no Brasil (dados não-publicados), identificamos algumas lacunas que precisam ser preenchidas.
Entre elas, percebemos um déficit na participação de determinados grupos nos processos de tomada de decisões e execução de atividades de conservação.
Os grupos em questão são: mulheres, jovens, estudantes de iniciação científica e pessoas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Em nosso evento, pretendemos abrir espaço para a participação dessas pessoas, estimulando seu engajamento através da criação de cotas e do oferecimento de bolsas.
Estimular
Além das cotas e bolsas de inscrição, pretendemos estimular o engajamento de jovens (que se encontram no início de suas carreiras) e de mulheres (com carreiras já consolidadas) em reconhecimento ao trabalho que realizam.
Um pequeno edital será lançado e o comitê organizador escolherá um(a) jovem e uma pesquisadora que receberão os prêmios e terão direito a apresentar palestras divulgando seus trabalhos.
Propor
Palestras meramente expositivas, apesar de importantes para apresentar resultados de trabalhos, muito raramente estimulam mudanças e a tomada de ações.
Consideramos que atualmente já existem outros espaços no calendário herpetológico para a simples exposição de trabalhos (Congressos Brasileiros de Herpetologia, de Zoologia, Ecologia, etc.).
Por isso, pretendemos estruturar nosso evento de uma forma em que os trabalhos apresentados sejam todos propositivos, de modo a influenciar o pensamento dos presentes, gerando reflexão e o ímpeto de colocar em prática as idéias propostas.
Para tanto, no momento da inscrição para o evento, solicitaremos que os resumos dos trabalhos sejam enviados em um formato específico (ver Resumos) e que as palestras sejam realizadas seguindo esta mesma estrutura.
Inovar
Pretendemos que o evento seja inovador não apenas em seu formato inclusivo e propositivo, mas também que idéias inovadoras sejam apresentadas.
Pretendemos discutir novos conceitos e concepções de conservação; apresentar novas tecnologias que podem substituir técnicas científicas ultrapassadas e invasivas; propor e estimular a aplicação de abordagens conservacionistas que funcionam muito bem em outros países, mas que no Brasil são pouco exploradas; e, principalmente, dar espaço para jovens conservacionistas exporem e discutirem suas ideias.
Produzir
Acreditamos que o que é discutido no ANFoCO não deve ficar restrito apenas aos participantes presenciais.
Pretendemos que, ao fim do evento, materiais sejam produzidos e divulgados, tornando os resultados do evento acessíveis a todos os interessados no tema. Para tanto, estimularemos a criação e publicação de produtos (artigos, reportagens, listas, mapas, vídeos, etc.) no período posterior ao eventoBrasil.